Loading... (0%)

Cientistas trabalham para transformar a invisibilidade da ficção em realidade

12 novembro 2012

Sabe quando você assiste Harry Potter e ele usa sua capa de invisibilidade, ou então o Predador ligando sua camuflagem para sumir entre as folhagens? Pois esta tecnologia está cada vez mais próxima da realidade.

Muitos cientistas vêm tentando encontrar materiais que tenham a capacidade de “dobrar” a luz ao redor de um objeto, fazendo assim com que ele fique invisível. Uma vez que a luz não reflete no objeto, mas sim faz a curva ao seu redor, seria possível ver o que está atrás do mesmo. Recentemente os pesquisadores da Duke University nos Estados Unidos tiveram um avanço significativo nesses estudos. As tentativas anteriores não conseguiam disfarçar completamente a incidência de luz no objeto, o que não ocorre no experimento atual. A caixa em forma de diamante criada pelos pesquisadores é capaz de dobrar as ondas eletromagnéticas ao redor do objeto de forma impecável.

Apesar de conseguir ocultar totalmente um cilindro de aproximadamente 1cm, a tecnologia ainda tem suas falhas. A principal delas é de que, por enquanto, o sistema ainda é unidirecional, ou seja, só torna o objeto invisível de um ponto de vista específico. Mas agora parece ser questão de tempo até que possamos sair por aí brincando de Predador ou Harry Potter :).

Marton Santos

Editor do Papricast. Paga no máximo 50 pratas por uma foto do Homem-Aranha cometendo algum crime.